Consumo pela internet deve crescer 25% e movimentar R$ 23,4 bi em 2012

http://economia.ig.com.br/empresas/comercioservicos/consumo-pela-internet-deve-crescer-25-e-movimentar-r-234-bi-em-2/n1597692330193.html

Compras por meio de smartphones e tablets, que hoje são só 1%, devem crescer acentuadamente nos próximos anos

Claudia Facchini, iG São Paulo | 13/03/2012 14:14

Notícia anterior Executivo do PayPal morre ao ser atingido por trem no Vale do Silício
Próxima notícia Consumo pela internet deve crescer 25% e movimentar R$ 23,4 bi em 2012

Texto:

Foto: Getty Images Ampliar

Consumo por meio de smartphones e tablets deve crescer acentuadamente nos próximos anos

As vendas pela internet deverão movimentar R$ 23,4 bilhões em 2012, cifra 25% maior que em 2010, quando o comércio eletrônico cresceu 26% e movimentou R$ 18,7 bilhões. As estimativas são da empresa de consultoria e-bit, do grupo Buscapé, e consideram apenas a aquisição de bens. Os números não incluem a comercialização de passagens áreas, veículos e serviços, como a venda de ingressos.

Agora, a nova fronteira do varejo online são os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, além das ferramentas de marketing comportamental, que tentam decifrar como os consumidores se comportam, avalia o diretor do e-bit, Pedro Guasti.

A consultoria ainda fará um estudo sobre o consumo por meio de dispositivos móveis. Estima-se que apenas 1% do que é vendido online seja comprado em smartphones e tablets, mas a previsão é de que esse mercado cresça de forma acelerada nos próximos anos.

Classe C e Copa do Mundo

Com a entrada de mais consumidores da classe C e a maior diversidade de produtos comprados nas lojas virtuais, o valor médio desembolsado pelos internautas por compra (tíquete médio) deve continuar caindo no País. O valor deve recuar de R$ 350 em 2011 para R$ 340 em 2012, prevê o e-bit, depois de já ter caído 6,5% no ano passado. Nos Estados Unidos, onde o comércio eletrônico é mais maduro, o tíquete é de US$ 120.

Mas em 2010, ano de Copa do Mundo, o tíquete médio no comércio eletrônico foi recorde no Brasil, alcançando R$ 373, devido à aquisição de televisores e equipamentos mais sofisticados pelos consumidores.

O número de pessoas que consomem pela internet continua apresentando forte crescimento no Brasil, totalizando 31,9 milhões em 2011. No ano passado, 9 milhões de brasileiros compraram pela primeira vez em lojas online. Desde 2007, quando apenas 9,5 milhões fizeram aquisições pela internet, o número de usuários mais do que triplicou no País.

Serviços melhoraram no Natal

Muitas empresas conseguiram melhorar o serviço de entregas durante o Natal, após darem vexame em 2010, quando muitos clientes não receberam suas encomendas a tempo para as festas. O índice de atrasos por entrega caiu 17% durante a temporada de Natal em 2010 para 13% em 2011. O nível de satisfação dos clientes cresceu de 85% para 86%.

This entry was posted in ECommerce, Estatísticas e Dados. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>